Hospede seu Site WordPress com trafego ilimitado por R$49,90

Chamar no Whats!

Como RTINGS.com domina nichos de produtos (Estudo de caso de SEO)

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por ronaldocostablog
em 10/11/2022

Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe:

RTINGS.com (pequeno para “classificações”) é um dos poucos sites afiliados que dominam os resultados de pesquisa de uma ampla gama de produtos eletrônicos de consumo, incluindo televisores, fones de ouvido e aspiradores de pó. Ele tem uma classificação alta até mesmo para algumas das palavras-chave mais genéricas e gordas, como “tv”, que tem um volume estimado de 462 mil pesquisas mensais apenas nos EUA.

Em outubro de 2022, o site gerava aproximadamente 9,5 milhões de cliques de pesquisa orgânica em um mês, representando um crescimento maciço de 160% ano a ano:

Métricas de SEO para RTINGS.com do Site Explorer da Ahrefs

Como muitos outros sites afiliados de sucesso, começou apenas analisando televisores. É mais conhecido por suas análises diretas, detalhadas e baseadas em dados.

No entanto, ao contrário do Wirecutter, o RTINGS.com não aparece em conversas em comunidades de SEO durante discussões sobre marketing de afiliados ou estudos de caso em geral. Mas há muito a aprender com o sucesso de seu site.

Quando comecei minha pesquisa, o que mais me impressionou foi a estrutura do site e o uso de SEO programático. Aqui estão as dicas mais interessantes:

1. Construindo uma estrutura de site escalável

Uma estrutura de site devidamente planejada é inestimável ao construir sua base de SEO. Ele ajuda os visitantes e os mecanismos de pesquisa a descobrir e navegar rapidamente pelo conteúdo, apoiando seus esforços de SEO.

Mas é mais fácil falar do que fazer, especialmente ao projetar um para um site grande. A abordagem precisa ser escalável, mantendo o futuro do site em mente.

Com mais de 20 mil páginas indexadas (com base na site: operador de pesquisa), o RTINGS.com requer uma estrutura de site robusta para vencer nas SERPs. E acertou em cheio.

Vamos entender melhor sua estrutura analisando sua subpasta “tv”, que possui mais de 2,1 mil páginas e é responsável por 23% do tráfego orgânico total:

Relatório de estrutura do site de RTINGS.comRelatório de estrutura do site de RTINGS.com
Captura de tela retirada do Estrutura do site relatório no Site Explorer da Ahrefs.

Abaixo estão as principais palavras-chave orgânicas para a subpasta “tv”. E se você olhar de perto, verá que o site é classificado na primeira página para todos os tipos de palavras-chave com várias intenções de pesquisa:

Relatório de palavras-chave orgânicas no Site ExplorerRelatório de palavras-chave orgânicas no Site Explorer

Em geral, podemos classificar a maioria dos artigos como:

  1. Revisões de produtos individuais (por exemplo, revisão lg c1).
  2. Melhor das postagens (por exemplo, melhor tv samsung, melhor tv de 120 hz).
  3. Postagens informativas (por exemplo, o que é taxa de atualização, oled vs qled).
  4. Artigos de comparação (por exemplo, lg c1 vs c2).

Aqui está uma visão geral da estrutura do site:

Fluxograma mostrando a estrutura do siteFluxograma mostrando a estrutura do site

Vale a pena entrar em mais detalhes aqui.

Categorias de marca e páginas de produtos

Todas as resenhas de televisão são hospedadas em suas próprias subpastas de marca:

Relatório de páginas principais no Site Explorer da AhrefsRelatório de páginas principais no Site Explorer da Ahrefs

Você pode ver que uma das páginas de marca com maior tráfego é a página de categoria de marca. Estes são todos artigos dedicados que são frequentemente atualizados:

O post do RTINGS.com sobre as melhores TVs SamsungO post do RTINGS.com sobre as melhores TVs Samsung

E eles passam o valor do link valioso para as páginas de análise de produtos individuais que o RTINGS.com escolheu para apresentar lá. Essas páginas brilham nas SERPs, graças à implementação de marcação de esquema:

Página de revisão do produto com marcação do esquema de classificaçõesPágina de revisão do produto com marcação do esquema de classificações

Melhor por [parameter] Páginas

Encontrar a melhor televisão que se adapta ao seu orçamento e requisitos provavelmente começa com consultas de pesquisa mais amplas do que análises de produtos específicos. Pode ser com base no tamanho da TV (por exemplo, melhor tv de 65 polegadas), no uso (por exemplo, melhor tv para playstation) ou taxa de atualização (por exemplo, melhor tv de 120 hz). Na verdade, RTINGS.com tem conteúdo para seis desses parâmetros abrangentes com uma subpasta adequada para cada um.

Relatório de estrutura do site para parâmetros de TV de RTINGS.comRelatório de estrutura do site para parâmetros de TV de RTINGS.com

É assim que a navegação de parâmetros se parece no site:

Melhor página de parâmetros de TVs em RTINGS.comMelhor página de parâmetros de TVs em RTINGS.com

Aprenda (tv/aprenda/)

Artigos informativos criam um ótimo suporte para o conteúdo de revisão visto acima. Por exemplo, além de revisar televisores OLED, o RTINGS.com tem conteúdo sobre a tecnologia por trás deles e os prós e contras também.

Aqui está uma olhada nas principais páginas de “aprender” no nicho de TV:

Relatório de páginas principais no Site ExplorerRelatório de páginas principais no Site Explorer
Captura de tela retirada do Principais páginas relatório no Site Explorer da Ahrefs.

A subpasta mostrada acima gera 83,3K de tráfego orgânico, o que é bom. Mas empalidece em comparação com o que o RTINGS.com direciona para seu conteúdo de revisão. No entanto, esse conteúdo informativo educa ainda mais os leitores e aumenta a autoridade tópica. Estes são benefícios inestimáveis, que este conteúdo de apoio oferece.

avenger 2 728 90

2. Usando SEO programático estrategicamente

Com tantos produtos no mercado e mais lançados a cada dois dias, só faz sentido comparar um com o outro antes de tomar uma decisão de compra. Mas cobrir todo esse conteúdo geralmente requer uma enorme equipe de redatores.

Isso traz a questão de saber se a curadoria de conteúdo humano completa é necessária neste caso. A equipe do RTINGS.com parece ter adotado uma abordagem híbrida e faz uso de SEO programático para tornar as coisas mais fáceis de produzir e dimensionar.

SEO programático é um método usado para gerar muitas páginas a partir de um conjunto de dados usando o poder da automação com o objetivo de ranquear no Google.

Por exemplo, em vez de escrever uma revisão dedicada comparando a primeira geração dos AirPods com a segunda geração e outras alternativas, ele comparará os dois com base em certos parâmetros, como duração da bateria, graves, encaixe e muito mais.

Ferramenta de comparação do RTINGS.comFerramenta de comparação do RTINGS.com

Algo a ser observado aqui é o foco nas comparações visuais também:

Ferramenta de comparação do RTINGS.comFerramenta de comparação do RTINGS.com

A RTINGS.com usou esse método e criou uma ferramenta de comparação para várias categorias de eletrônicos de consumo, como televisores e fones de ouvido. o Ferramenta de comparação de fones de ouvidopor exemplo, atualmente tem 2,4 mil páginas publicadas e gera mais de 200 mil cliques de pesquisa orgânica todos os meses.

Relatório de páginas principais no Site ExplorerRelatório de páginas principais no Site Explorer
Captura de tela retirada do Principais páginas relatório no Site Explorer da Ahrefs.

O que pode ser surpreendente para muitos é que também está monetizando as comparações por meio de uma assinatura mensal que oferece aos usuários acesso ilimitado a todas as suas ferramentas e acesso antecipado aos resultados dos testes de novos produtos. Portanto, se você está em dúvida sobre SEO programático, lembre-se de que existe um público pronto para pagar por esse conteúdo.

Opções de assinatura RTINGS.comOpções de assinatura RTINGS.com

Cada página de comparação é hospedada em uma URL diferente que parece ser gerada por algum tipo de algoritmo. Cada página individual pode ser indexada e gerar tráfego orgânico.

No entanto, a equipe do RTINGS.com provavelmente ainda realiza um pouco de trabalho manual nessas páginas, incluindo escrever resumos de revisão, criar tags de título e assim por diante. Aqui está uma olhada nas palavras-chave de comparação mais bem classificadas:

Relatório de palavras-chave orgânicas no Site ExplorerRelatório de palavras-chave orgânicas no Site Explorer

Se você estiver interessado em outro exemplo de uso de SEO programático, confira também o estudo de caso do Wise SEO.

3. Costurando tudo junto com a ligação interna adequada

A adição e atualização contínua de links internos é um fruto de SEO bastante fácil para muitos sites. Os links internos não apenas passam a equidade do link, mas também ajudam na descoberta e na criação de uma experiência agradável para o leitor (desde que sejam relevantes, é claro).

o Melhor por links relatório no Site Explorer da Ahrefs nos mostra que algumas das páginas do RTINGS.com, mesmo no fundo da estrutura do site, recebem milhares de links internos:

Melhor relatório por links no Site Explorer da Ahrefs classificado por links internosMelhor relatório por links no Site Explorer da Ahrefs classificado por links internos

Por exemplo, resenhas de TV individuais podem ser mencionadas nas postagens “melhores”, conforme feito abaixo:

blog do RTINGS.comblog do RTINGS.com

Além disso, possui uma seção dedicada de “artigos relacionados”, que provavelmente promove suas páginas mais importantes e contribui para o grande número de links internos que algumas páginas obtêm.

Leituras sugeridas e artigos recomendados em RTINGS.comLeituras sugeridas e artigos recomendados em RTINGS.com

Melhorando a navegação

Uma vez que um site começa a contar suas páginas em dezenas de milhares, a experiência do usuário do ponto de vista de navegação e descoberta torna-se crítica para o sucesso. Uma boa UI/UX é igualmente importante para uma estrutura de site bem planejada aqui. E há muito que podemos aprender sobre isso em RTINGS.com.

Por exemplo, olhe para sua página inicial e quão bom é o trabalho que ele faz para mostrar postagens novas e atualizadas. É mínimo, mas utilizável.

Elementos de navegação do RTINGS.comElementos de navegação do RTINGS.com

Todos os artigos são marcados em “Novo”, “Atualização” ou “Acesso antecipado”. Ele também mostra o número de artigos publicados em cada categoria, adicionando instantaneamente muita credibilidade. A melhor parte para mim é a barra de menu para cada categoria.

4. Gerenciando um canal de sucesso no YouTube

Estamos em 2022 e há muitos que preferem assistir a uma resenha em vídeo a ler um artigo detalhado. Como todos os dispositivos da RTINGS.com passam por tantos testes, faz sentido documentar tudo e compartilhar em um vídeo. A equipe descobriu isso no início – 2013, para ser exato.

Em outubro de 2022, seu canal tinha 327 mil inscritos e mais de 58 milhões de visualizações:

Canal do YouTube da RTINGS.comCanal do YouTube da RTINGS.com

A maioria de seus vídeos são análises de produtos ou comparações. Todos os vídeos estão vinculados aos artigos de revisão que publica, e é aqui que começamos a criar a conexão SEO.

O fato é que seu site e canal do YouTube estão classificados na primeira página para muitas palavras-chave, maximizando seu SERP “imóveis”.

Resultado SERP para revisão do Samsung nu8000Resultado SERP para revisão do Samsung nu8000

Embora não tenha visto um crescimento do taco de hóquei em termos de inscritos, seus vídeos obtiveram consistentemente visualizações mensais.

Relatório Social Blade mostrando um crescimento constante de assinantes e visualizações de vídeoRelatório Social Blade mostrando um crescimento constante de assinantes e visualizações de vídeo
Captura de tela tirada de um Relatório de lâmina social.

No geral, o YouTube é o canal perfeito que pode dobrar para aumentar sua visibilidade orgânica. Há um potencial tremendo. Na verdade, ele é classificado na primeira página para mais de 100 mil palavras-chave, onde o Google mostra vídeos nos resultados da SERP. Tudo o que precisa fazer é identificar os produtos certos e publicar vídeos sobre eles.

Palavras-chave com resultados de vídeo no SERP, via Site Explorer da AhrefsPalavras-chave com resultados de vídeo no SERP, via Site Explorer da Ahrefs

Por último, mas não menos importante, adoro como ele usa a guia Comunidade para se conectar com os assinantes, mostrando a eles o conteúdo dos bastidores das próximas avaliações.

Conteúdo dos bastidores na guia Comunidade, na página do YouTube do RTINGS.comConteúdo dos bastidores na guia Comunidade, na página do YouTube do RTINGS.com

Basta pensar nos benefícios de distribuição de conteúdo de ter uma comunidade altamente engajada. As conexões com SEO estão em praticamente todos os lugares.

Pensamentos finais

A RTINGS.com criou um forte fosso em alguns nichos de produtos ao longo dos anos. Isso ajudou a crescer de um tráfego orgânico mensal já impressionante de 2 milhões há dois anos para mais de 9 milhões hoje.

Há muito o que aprender com isso, especialmente se você estiver procurando dicas sobre como melhorar a estrutura do site ou planejando realizar experimentos usando SEO programático.

Tem alguma pergunta? Me dê um ping no Twitter.

Compartilhe:

Receba Hoje um Curso Sobre Marketing Digital Totalmente Gratuito Para Destravar seu Resultados na Internet

Apenas deixe seu e-mail abaixo para receber seu Acesso!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

ATENÇÃO: Últimas Horas com 70.21% de Desconto

33 Novas Atualizações adicionadas agora em Novembro de 2022