Pular para o conteúdo

2 Ferramentas Gratuitas de auditoria de SEO que você precisa

Continua após a publicidade..

2 Ferramentas Gratuitas de auditoria de SEO. Uma auditoria de SEO é onde você encontra oportunidades para melhorar o desempenho de pesquisa de um site.

Para encontrar todas essas oportunidades, você precisa procurar em diferentes lugares: conteúdo, links, problemas técnicos e muito mais.

Ferramentas Gratuitas de auditoria de SEO. Isso é algo para o qual o Google Search Console e o Ahrefs Webmaster Tools foram projetados.

E se você usar os dois para o que eles são melhores, poderá fazer uma auditoria abrangente de SEO sem gastar um centavo em ferramentas. Vamos fazer uma rápida visão geral deles.

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta única e provavelmente insubstituível em qualquer caixa de ferramentas de SEO porque oferece os dados mais precisos quando se trata de produtos relacionados à pesquisa do Google, por exemplo, dados de tráfego orgânico, taxas de cliques, cobertura de índice etc.

Continua após a publicidade..

Se você ainda não configurou o GSC, tudo o que você precisa fazer é entrar com sua conta do Google, verifique a propriedade do site que deseja auditar e aguarde a chegada dos dados. A propósito, também recomendamos enviar um mapa do site via GSC o mais rápido possível (isso ajuda o Google a descobrir e indexar suas páginas mais rápido).

Tela de boas-vindas do Google Search Console
O GSC permite monitorar todo o site (esquerda) ou apenas partes dele (direita).

Como isso ajuda

Aqui está uma lista de verificações de SEO melhor feitas com o GSC.

Verificando o tráfego orgânico (do Google)

Indiscutivelmente o caso de uso mais comum para o GSC e uma das razões pelas quais ele é único: obter tráfego orgânico, impressões e taxas de cliques diretamente do Google.

Continua após a publicidade..
Relatório de desempenho no GSC

Com as ferramentas de desempenho no GSC, você pode verificar coisas como tendências de cliques em períodos mais longos (até 16 meses) ou páginas com classificações altas, mas taxas de cliques baixas.

Verificando ações manuais

Quando o Google acha que uma página ou um site inteiro está tentando manipular as classificações de pesquisa, ele pode emitir um chamado ação manual. Isso pode resultar em classificações mais baixas ou até mesmo na exclusão do índice do Google.

O Google usa o GSC para comunicar uma eventual ação manual. Se o seu site tiver um, você o encontrará lá, juntamente com instruções sobre como corrigir o problema.

Verificando problemas de rastreabilidade

A rastreabilidade é a capacidade de um mecanismo de pesquisa de acessar o conteúdo de uma página. Se uma página não puder ser acessada pelo Googlebot, os pesquisadores não a encontrarão nos SERPs.

Continua após a publicidade..

Estatísticas de rastreamento relatório no GSC é útil para detectar possíveis problemas com o rastreamento de seu site pelo Google. Por exemplo, erros 5XX do servidor, tempos limite de página ou arquivos robots.txt indisponíveis.

O Google recomenda este relatório para usuários avançados com sites com mais de 1.000 páginas. No entanto, praticamente todos os erros potenciais aqui, incluindo quedas repentinas na taxa de rastreamento, também podem afetar sites menores.

Estatísticas de rastreamento no GSC

Certificando-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis

A compatibilidade com dispositivos móveis faz parte do Google Sinais de experiência de página (tem impacto nos rankings).

O Google não quer classificar páginas altas que são lentas ou difíceis de navegar em dispositivos móveis, pois muitas pessoas navegam na Web e procuram empresas locais usando seus telefones (estatísticas do Google).

O GSC monitora automaticamente todo o seu site para usabilidade móvel. Se houver alguma ação necessária, você verá o que precisa ser corrigido e onde.

Relatório de experiência móvel no GSC

Principais Vitais da Web

Outra parte dos sinais de experiência de página. Core Web Vitals (CWV) é um conjunto de métricas para o tempo de carregamento de uma página, interatividade e estabilidade do conteúdo à medida que ele carrega.

Relatório do Core Web Vitals no GSC

Todos os relatórios acima são em todo o site. Mas se em algum momento você quiser auditar apenas uma página do seu site, você pode usar a ferramenta de inspeção de URL.

Ferramenta de inspeção de URL no GSC

Ahrefs Webmaster Tools (AWT) é uma ferramenta que monitora a saúde de SEO e o desempenho de SEO do seu site.

Comparado ao GSC, ele monitora mais problemas de SEO (explica como corrigi-los também) e oferece mais dados sobre backlinks e palavras-chave. Você pode pensar nisso como uma ferramenta que preenche as lacunas do GSC.

Para configurar o AWT, crie uma conta gratuita. Em seguida, adicione e verifique seus sites para que a ferramenta possa começar a rastreá-los. Você poderá usar sua conta GSC para verificar, se desejar.

Iniciando um projeto no AWT

Nota.

O AWT é gratuito para um número ilimitado de projetos verificados, até 5.000 páginas no total. Se você precisar de mais, considere uma assinatura premium do Ahrefs com acesso a ferramentas adicionais de SEO.

Como isso ajuda

A ferramenta consiste em três ferramentas principais: Dashboard, Site Explorer e Site Audit. A maior parte de sua auditoria de SEO será feita no Site Audit e algumas no Site Explorer. Vejamos alguns detalhes.

Auditoria do site (para problemas técnicos e de SEO na página)

Se você souber quais tipos de problemas de SEO você está procurando após o rastreamento, você pode ir direto para o Todos os problemas relatório no Site Explorer. Você pode editar a importância dos problemas e usar “Importância” como filtro.

Todos os problemas são reportados no AWT

Para cada problema, você pode ver detalhes com dicas sobre como corrigi-lo.

Detalhes do problema de SEO com recomendações sobre como corrigir

Caso contrário, você pode querer começar a auditar com o Indexabilidade relatório. É um relatório fundamental porque, sem indexação, as páginas são invisíveis para os motores de busca e não podem trazer nenhum tráfego de busca. Se houver algum problema de canonização ou tags “noindex” mal colocadas, este relatório informará você.

Relatório de indexabilidade em AWT
Clique na categoria de problemas para visualizar as páginas afetadas.

No Páginas internas relatório, você poderá identificar quaisquer páginas quebradas com códigos de resposta 4XX ou 5XX. Por exemplo, páginas inexistentes com o código 404. Em seguida, você pode visualizar o número de domínios de referência para essas páginas adicionando uma coluna ao relatório.

Relatório mostrando páginas quebradas e número de domínios de referência apontando para elas

Esse relatório também permite identificar páginas que estão usando o protocolo HTTP em vez de HTTPS. (HTTPS é um pequeno sinal de classificação, como parte dos sinais de experiência de página.)

Relatório de páginas internas no AWT
À esquerda, podemos ver a distribuição das páginas com erros. À direita, podemos ver a distribuição de páginas com protocolos HTTPS e HTTP.

Quaisquer problemas com links em seu site serão mostrados no Links relatório. Por exemplo, páginas órfãs, páginas sem saída ou páginas com links para páginas externas quebradas.

Relatório de links no AWT
Clique no cartão correspondente para ver todas as páginas internas ou externas quebradas. Os gráficos oferecem uma visão geral da distribuição de links.

Para oportunidades de otimização on-page de baixo custo, vá para o Contente relatório. Alguns problemas podem prejudicar diretamente sua capacidade de classificação, como problemas de tag de título.

Gráficos mostrando a distribuição de páginas com problemas de tag de título

Os relatórios mencionados acima são exemplos de 13 relatórios predefinidos disponíveis em AWT. Você pode achar outros relatórios úteis também, como relatórios feitos para imagens, problemas de localização ou um relatório de cluster especial mostrando conjuntos de páginas com conteúdo duplicado. Além disso, você pode criar seus próprios relatórios com quatro ferramentas de auditoria do site:

  • Explorador de páginas
  • Explorador de links
  • Oportunidades de links internos
  • Explorador de estrutura

Quando terminar de corrigir os problemas relatados na Auditoria do Site, você poderá agendar rastreamentos regulares do site.

Configurando o agendamento de rastreamento na Auditoria do Site

O AWT enviará um e-mail para você quando o rastreamento for concluído para que você possa verificar melhorias, novos problemas ou apenas a pontuação geral de integridade de SEO. A ferramenta também manterá um histórico de rastreamentos do site por três meses.

Histórico de rastreamento do site no AWT

Site Explorer (para verificar palavras-chave, tráfego e backlinks)

Ao contrário do GSC, o AWT não tem limites no número de palavras-chave orgânicas e backlinks relatados.

Com o Palavras-chave orgânicas relatório, você pode ver palavras-chave onde você já está ranqueado. E com base nas métricas de SEO fornecidas – por exemplo, posição, Dificuldade de palavra-chave (KD), volume – você pode identificar o conteúdo que pode precisar de uma atualização ou uma oportunidade para assumir um trecho em destaque.

Relatório de palavras-chave orgânicas no AWT
Para ver oportunidades de snippets em destaque de baixo custo, você pode usar esses filtros no Palavras-chave orgânicas relatório.

Com o Backlinks relatório, você pode ver todos os backlinks apontando de páginas específicas (GSC mostra apenas domínios) para o seu site. Os dados vêm com algumas métricas úteis de SEO, como Domain Rating (DR) e tráfego orgânico para a página. (Você também pode classificar e filtrar essas métricas.)

Relatório de backlinks no AWT

Algumas outras coisas que você pode fazer com o AWT para sua auditoria:

  • Veja a rapidez com que você está adquirindo backlinks e palavras-chave
  • Avalie a qualidade dos seus backlinks
  • Veja quais páginas têm chance de passar da segunda para a primeira SERP
  • Descubra quedas de tráfego que coincidiram com as principais atualizações do Google
  • Veja além do limite de tráfego orgânico de 16 meses do GSC
  • Identifique ataques de SEO negativos (por meio de âncoras de spam ou picos repentinos nos domínios de referência)
  • Use dados de SEO para avaliar o valor do seu site

Pensamentos finais

As auditorias de SEO podem ser esmagadoras, por isso é bom começar com um plano de jogo. Recomendamos nossa lista de verificação de auditoria de SEO, onde identificamos 14 lugares em que você deve procurar problemas de SEO impactantes. Você poderá fazer 13 dos 14 pontos apenas com GSC e AWT.

Sinta-se à vontade para brincar com as duas ferramentas e criar seu próprio plano de jogo. Você pode aprender mais sobre as ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *